Vocês sabem o que é um Palíndromo?... ou... Sabem o que é tautologia? ... Curiosidade.


PALÍNDROMO?
 
 
Um palíndromo é uma palavra ou um número que se lê da mesma maneira nos dois sentidos, normalmente, da esquerda para a direita e ao contrário.
 
 
Exemplos:  Ovo, Osso, Radar.
 
 
O mesmo se aplica às frases, embora a coincidência seja tanto mais difícil de conseguir quanto maior a frase;  é o caso do conhecido:
 
 
Socorram-me, subi no onibus em marrocos.
 
 
Diante do interesse pelo assunto (confesse, já leu a frase ao contrário), tomei a liberdade de seleccionar alguns dos melhores palíndromos da língua de Camões... Se souber de algum, acrescente e passe adiante.
 
 
Anotaram a data da maratona;  assim a aia ia a missa; adiva em argel alegra-me a vida; a droga da gorda;  a mala nada na lama; a torre da derrota; o céu sueco; o galo ama o lago; o lobo ama o bolo; rir, o breve verbo rir; a cara rajada da jararaca; sairam o tio e oito marias; zé de lima rua laura mil e dez.
 
 
É agora:
 
 
Tautologia é o termo usado para definir um dos vícios de linguagem,  consiste na repetição de uma ideia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido.
 
 
O exemplo clássico é o famoso 'subir para cima' ou o 'Descer para baixo'; 'Surpresa inesperada'.
 
 
Mas há outros, como pode ver na lista a seguir:
 
 
Elo de ligação; acabamento final; certeza absoluta; quantia exacta; nos dias 8, 9 e 10, inclusive; juntamente com; expressamente proibido; em duas metades iguais sintomas indicativos; há anos atrás; vereador da cidade; outra alternativa; detalhes minuciosos;a razão é porque; anexo junto à carta; de sua livre escolha; superávit positivo; todos foram unânimes; conviver junto; facto real; encarar de frente; multidão de pessoas; amanhecer o dia; criação nova; retornar de novo; empréstimo temporário; surpresa inesperada; escolha opcional; planear antecipadamente; abertura inaugural; continua a permanecer; a última versão definitiva; possivelmente poderá ocorrer; comparecer em pessoa; gritar bem alto; propriedade característica; demasiadamente excessivo; a seu critério pessoal ; exceder em muito; note que todas essas repetições são dispensáveis.
 
 
Sabendo disso, fique atento às expressões que utiliza no seu dia-a-dia.
 
 
"Prevencionista, se você gostou, compartilhe esse blog com seus amigos e um dia verá que essa atitude faz parte da sua história”.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Estrados e paletes - DDS.

ATITUDE – DDS de reflexão.