O que é Câncer de Próstata – DDS.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e adiante do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, um tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.


 
Pela sua localização, a próstata pode ser apalpada pelo toque retal. A próstata produz parte do sêmen, um líquido espesso que contém os espermatozóides produzidos pelos testículos e que é eliminado durante o ato sexual.


COMO SE PROTEGER DO CÂNCER DE PRÓSTATA?


Como o aumento da próstata se faz lentamente, o homem pode ficar muitos anos sem apresentar qualquer problema e se despreocupar, achando que sua saúde está perfeita. Daí a importância que o toque retal tem para o diagnóstico do aumento prostático que ainda está começando. O aumento da próstata por doença benigna e a câncer de próstata progridem lentamente. E são as doenças que mais atacam a próstata do homem com mais de 50 anos de idade.


O homem pode se proteger do câncer de próstata indo ao médico regularmente para o exame de toque retal, mesmo que esteja se sentindo bem e não apresente problemas urinários. O toque retal é um exame indolor e permite que o médico, introduzindo um dedo através do ânus do homem, apalpe a parte interna do reto e a próstata.



Pode ser que depois do toque retal, o médico solicite exames de sangue, ultra-sonografia pélvica e até, se necessário, uma biópsia da próstata para dar um melhor diagnóstico. É importante saber que, na maioria, das vezes, o aumento prostático é devido a doenças benignas e não ao câncer. Mas, se houver câncer de próstata, é fundamental que o diagnóstico seja feito no início da doença, quando a cura é possível


O Instituto Nacional de Câncer e a Sociedade Brasileira de Urologia recomendam que todo homem com mais de 50 anos vá ao médico regularmente para exames de toque retal.


 
Previna-se do câncer de próstata. Consulte um médico.


 
"Prevencionista, se você gostou, compartilhe esse blog com seus amigos e um dia verá que essa atitude faz parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.